4. Agricultura de Precisão

O que é agricultura de precisão?

Agricultura de precisão é uma coleção de práticas agrícolas que se concentram em áreas específicas do campo em um determinado momento no tempo. Isso se opõe às práticas mais tradicionais, onde os diferentes tratamentos de culturas, como irrigação, aplicação de fertilizantes, pesticidas e herbicidas, são aplicados uniformemente em todo o campo, ignorando qualquer variabilidade dentro do mesmo.

Tractor
Trator agrícola usado em agricultura de presição.
Fonte: Agricultural Research Service, USDA

Os avanços na tecnologia de sensoriamento remoto e o custo reduzido dos sensores estão agora permitindo o uso mais amplo de tais equipamentos na agricultura. Com o uso desses sensores, é possível identificar quais áreas específicas do campo precisam de qual tratamento e focar a aplicação de produtos químicos somente nesses locais específicos, reduzindo a quantidade de produtos químicos usados ​​e, portanto, o custo da aplicação, bem como proteger o meio ambiente.

Associando dados com coordenadas

As imagens de sensoriamento remoto coletadas desde os satélites não possuem nenhuma informação geográfica associada aos dados espectrais. Isso significa que na verdade não sabemos a localização exata na Terra que cada pixel da imagem representa. Esta informação deve ser inserida manualmente através de um método de processamento chamado Correção geométrica, que também corrige erros geométricos na imagem.

Zoom Sign
GPS receiver
Receptor GPS
Source: Wikimedia Commons

Os dados coletados no campo são registrados por sensores montados no trator e examinam o campo à medida que o trator se move para frente, coletando dados sequencialmente (em linhas). Para atribuir coordenadas geográficas a cada medição espectral, as coordenadas do trator são freqüentemente gravados através do Sistema de posicionamento global (GPS) . Para obter mais informações sobre o GPS, consulte esta página .

Receptores GPS têm precisões variáveis. Os receptores caros estão equipados com software e algoritmos que ajudam a corrigir o sinal recebido e minimizar o erro de posicionamento. Em geral, os erros variam de 10 a 20 metros para receptores de baixo custo até alguns centímetros com receptores caros. Como a Agricultura de Precisão está lidando com pequenas porções individuais do campo, é necessária uma precisão espacial muito alta.