Sistemas Globais de Navegação por Satélite (1/2)

Zoom Sign
Onde estou?
Onde estou?
Fonte: French, 1996

A necesidade de acurácia

Quando dados de sensoriamento remoto são capturados, não há conhecimento imediato de qual local esses dados representam. Uma imagem de satélite precisa passar por correção geométrica para atribuir coordenadas geográficas a cada pixel. Com o aprimoramento constante da resolução espacial dos sensores de satélite, a demanda por alta precisão espacial está aumentando. Satélites ópticos como IKONOS e QuickBird têm resolução espacial abaixo do metro e precisam ser geometricamente referenciados até alguns centímetros. Alguns sensores de radar podem fornecer resoluções ainda melhores e, nesses casos, a precisão deve ser reduzida a milimetros.

Global Navigation Satellite Systems (GNSS)

Um Sistema Global de Navigação por Satélite (Global Navigation Satellite System GNSS) é um sistema composto de vários satélites que orbitam a Terra, estações terrestres que recebem sinais dos satélites e usuários que usam as informações produzidas.

Zoom Sign
GNSS
Constelação de satélites GNSS
Fonte: ESA

O GNSS mais popular é o Sistema de Posicionamento Global - Global Positioning System (GPS), criado pelos Estados Unidos da América. Além disso, existe um GNSS russo, o Sistema Global de Navegação por Satélite (GLONASS) e o Galileo, atualmente em desenvolvimento pela União Européia e pela Agência Espacial Européia (ESA). Espera-se que o Galileo esteja operacional até 2013.