Mudança global

Quais são as conseqüências da mudança do clima sobre os corais?

Até meados dos anos 1990, os cientistas não acreditavam que o aquecimento global teria impacto sobre os recifes de coral.
Mas em 1997-1998, a temperatura do mar subiu bruscamente e cerca de 16% dos corais morreram. Desde então, mais e mais investigação tem incidido sobre o impacto das alterações climáticas sobre os corais.

A pesquisa determinou que a resposta a esta pergunta era múltipla.

Elevação do nível do mar

As alterações climáticas induz um aumento da temperatura do ar, como conseqüência o derretimento de calotas e geleiras. O desgelo atinge os oceanos, que inevitávelmente leva a um aumento do nível do mar.

Os recifes de coral podem reagir de diferentes formas, dependendo da taxa de crescimento e à taxa de alteração do nível do mar:

  • 'manter' Os recifes são capazes de manter sua crista ao nível do mar durante toda sua vida;
  • 'recuperar' São recifes que foram dominados pelo aumento do nível do mar, mas que se recuperaram após a taxa de aumento do nível do mar ter diminuido,
  • 'desistir' São recifes que por diversas razões não se adaptam e pararam de crescer.

O aumento da temperatura da superfície do mar

O aumento da temperatura da superfície do mar, devido ao aquecimento global é a principal causa de branqueamento de corais.

Zoom Sign
sea surface temperature
Projetada mudanças de temperatura da superfície até 2099. Fonte: IPCC 3th assessment report: Climate change 2001, The Scientific Basis, 2001.

Um aumento da ocorrência de doenças em corais tem aumentado. Este aumento está relacionado à mudança climática, mas também as atividades humanas que poluem os mares ...

Belize.Corais doentes, Southwater Cay, Caribe, Belize. Fonte: ReefVid.

Circulação atmosférica, precipitações e tempestades tropicais

A mudança na circulação atmosférica, com um aumento de precipitações provoca mais o escoamento. Aumentando o escomento vai aumentar a descarga de nutrientes e sedimentos na água do mar. Estes podem espalhar ao longo dos pólipos que podem conduzir à destruição ou morte dos pólipos por causa da falta de luz solar.

Água da precipitação e do rio são as duas fontes de água doce. Quando eles se tornam muito abundantes, causam uma diminuição da salinidade ao longo da costa. Você sabe que os corais precisam de um certo grau de salinidade para sobreviver…

Os corais também pode ser destruído por ondas gigantes durante as tempestades tropicais.

As temperaturas extremas El Niño

Um aumento da duração e magnitude de temperaturas extremas podem ser a principal causa de branqueamento de coral. O mesmo acontece durante as fases de intensificação do El Niño.

O que é o fenômeno El Niño Oscilação do Sul?

Muito CO2 no oceano

A taxa de CO2 afeta o valor pH na água. Quanto mais CO2 na água menor o valor pH nos oceanos da Terra. Esse processo é chamado de acidificação . De um lado, ela diminui o acúmulo de carbonato, em média, o que significa uma menor taxa de extensão ou esqueletos mais fracos em alguns corais. Por outro lado, um aumento da taxa de CO2 faz com que o esqueleto de cálcio dos corais dissolvam mais rapidamente.

Você quer aprender mais sobre acidificação? Vamos descobrir!