Qual é a diferença entre tempo e clima?

Clima Regional

O clima em uma determinada área do globo é chamado clima regional. É definida pelas características estatísticas das condições meteorológicas locais, obtidos ao longo de um período de tempo. O clima regional nos informa sobre as variações sazonais típicas de uma região.

O clima regional abrange as temperaturas, umidade, chuva, contagem de partículas atmosféricas e inúmeros outros fatores meteorológicos em uma dada região. O clima é afetado pela latitude, terreno, altitude, presença contínua de neve ou gelo, e também pela proximidade dos oceanos e correntes oceânicas.

Climas podem ser classificadas em diferentes tipos de acordo com vários parâmetros, tais como temperatura e precipitação.

Zoom Sign
Climate classification
As zonas climáticas do mundo. Fonte: www.wikimedia.org.

Clima Global

Também podemos descrever o clima em todo o planeta. Clima global é uma descrição do clima do planeta como um todo, com todas as variações regionais, calculadas a longo prazo. No geral, o clima global depende da quantidade de energia recebida do Sol e da quantidade de energia que é reemitida da Terra para o espaço. Observamos mudanças climáticas se estas energias não estão em equilíbrio.

O tempo pode mudar em apenas algumas horas. Eventos climáticos fortes, como o El Niño, podem durar vários anos. Flutuações de pequena escala no clima nas últimas décadas e as mudanças climáticas maiores acontecem ao longo de centenas e milhares de anos.

Hoje o clima está mudando. A Terra está se aquecendo mais rapidamente do que no passado de acordo com pesquisas científicas. O aquecimento global está fazendo com que a temperatura média global da atmosfera da Terra aumente.

Tempo

A diferença entre o tempo e o clima é uma diferença de escala de tempo. Tempo é definido pelas condições atmosféricas ao longo de um curto intervalo de tempo, enquanto o clima descreve como a atmosfera se comporta em um períodos relativamente longos.

Fenômenos climáticos comuns incluem vento, nuvem, chuva, neve, nevoeiro e tempestades de poeira. Eventos menos frequentes incluem desastres naturais como tornados, furacões e tempestades de gelo.

Fenômenos climáticos resultam da diferenças de pressão e temperatura entre dois locais. Estas diferenças podem ser causadas pelo ângulo do sol em um ponto específico, o qual varia de acordo com a latitude. Porque o eixo da Terra está inclinado em relação ao seu plano orbital, a luz solar incide em diferentes ângulos e em diferentes épocas do ano. Como consequência, observar as variabilidades sazonais de nosso tempo.

Diferenças na temperatura da superfície causam diferenças de pressão . O gradiente de pressão horizontal resultante acelera o ar de alta pressão para baixo, criando vento. Em seguida, rotação da Terra faz a curvatura do fluxo através do efeito Coriolis: no hemisfério norte para a direita, no hemisfério sul para a esquerda, quando se olha para a direção que o vento sopra.

Zoom Sign
Low pressure system
Este sistema de baixa pressão sobre a Islândia gira para a esquerda devido ao equilíbrio entre a força de Coriolis e do gradiente de pressão. Visite o tutorial sobre correntes oceânicas para obter mais informações. Imagem adquirida pelo Aqua/MODIS em 04/09/03. Fonte: Jacques Descloitres, MODIS Rapid Response Team, NASA/GSFC.

Previsão do tempo

A previsão do tempo é a aplicação da ciência e tecnologia para prever o estado da atmosfera para um tempo futuro em um determinado local. Previsões meteorológicas são feitas através de coletas de dados quantitativos (ou seja, dados de satélite) sobre o estado atual da atmosfera e utilizando a compreensão científica dos processos atmosféricos para projetar como o clima vai evoluir.