Tempestades tropicais
Qual é a diferença entre um furacão, um tufão e um ciclone tropical?
O termo furacão e tufão são nomes regionais específicos para um ciclone tropical forte.
Os ciclones tropicais com ventos que não ultrapassam a velocidade 17 m/s são chamados de depressões tropicais.
Uma vez que o ciclone tropical atinge ventos com velocidades proximas a 17 m/s são chamados de tempestade tropical. Caso os ventos atingem velocidades de até 33 m/s, eles são chamados de:
- furacão: origina-se no Atlântico Norte ou Norte do Oceano Pacífico a leste da data limite. Também inclui o Oceano Pacífico Sul leste de 160E
- tufão: se origina no Oceano Pacífico Noroeste a oeste da data limite.
- ciclone tropical severo: origina no Sul do Oceano Pacífico a oeste de 160°E e indiana Sudeste Oceano leste de 90°E.
- tempestade ciclônica severa: Oceano Índico Norte
- ciclone tropical: no sudoeste do Oceano Índico
Para encontrar mais informações sobre as tempestades tropicais no NOAA/AOML Hurricane Research Division.
O furacão Charley
Furacão Charley teve uma duração do dia 9 a 15 de agosto de 2004. Seus ventos chegaram a 240 km/h, no seu máximo, o que o torna um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson.
Charley foi o mais forte furacão a atingir os Estados Unidos desde Andrew em 1992. Embora pequeno em tamanho, ele causou danos catastrófico catastrophic wind damage.
Furacão Katrina
O furacão Katrina foi um dos furacões mais intensos e que causou maior número de mortes na história dos Estados Unidos.
O furacão se formou sobre as Bahamas e depois foi para o sul da Flórida como um furacão de categoria 1, antes de se reforçar rapidamente no Golfo do México. Em 29 de Agosto de 2005, chegou a Louisiana como um furacão de categoria 3.
Katrina causou grave destruição ao longo da costa do Golfo, do centro da Flórida para o Texas. Em New Orleans (Louisiana) foi o local que sofreu maiores danos, tanto em vidas como em prejuízos materias. Após os ruptura dos diques,cerca de 80% da cidade ficou inundada. Mais de duas mil pessoas morreram devida ao furacão ou a inundação. No total, Katrina causou pelo menos 81,2 bilhões de dólar em danos.
Três anos depois, em 2008, milhares de moradores desabrigados em Mississippi e Louisiana ainda estavam vivendo em trailers.
Para mais informações visite a pagina " Hurricane alert" do site EOEdu.