5. Processamento de imagem

Aperfeiçoamento de Imagem

Por que melhorar as imagens de satélites? Diferentes métodos de Aperfeiçoamento de Imagem são utilizadas para preparar os "dados brutos" de modo que a análise real de imagem será mais fácil, mais rápida e mais fiável. A escolha do método depende do objetivo da análise. Dois processos são apresentados a seguir:

Alongamentos do histograma

Na imagem digital o tratamento estatístico de imagens são retratadas em um histograma em escala de cinza (distribuição de freqüência dos valores de cinza)

Zoom Sign
Histogramm vor und nach der Streckung
Histograma da imagem de satélite no lado direito antes e depois do alongamento.

Sob a forma de um histograma descreve o intervalo de contraste de uma imagem de televisão via satélite e permite observações sobre a sua homogeneidade. Por exemplo, uma distribuição de escala de cinza com um extremo máximo indicando um contraste pequeno. Um máximo simplesmente esticado indica homogeneidade na imagem, mas também uma gama maior de contraste.

Um alongamento do histograma é um método para processar os valores individuais na imagem. O estiramento é usado como uma apresentação de contraste dos dados. O trecho de contraste pode ser utilizado em muitos processos diferentes. Os dados de entrada será sempre esticado em toda a área de 0-255.

Filtrar

Chamadas operações do filtro mudam as estruturas da imagem calculando as relações de valor em tons de cinza dos pixels vizinhos. Os filtros utilizam matrizes de coeficientes que cortam uma pequena área ou matriz a partir da imagem original centrado sobre um ponto de imagem individual. O filtro/matriz tem que "correr" sobre a imagem inteira.



original data
Parte da Rhein-Neckar-Kreis, os dados originais antes do alongamento (olhar para o histograma à esquerda).
Fonte: Landsat


Zoom Sign
Filter
A caixa de comando de filtro no software de processamento de imagens IDRISI.