4. Interpretação de Imagem Visual

Praticamente todas as pessoas vivem com a percepção visual de seu ambiente. Esta experiência é também usada para interpretar as imagens (em 2D) e estruturas tridimensionais e amostras.

A interpretação visual de imagens de satélites é um processo complexo. Ele inclui o significado do conteúdo da imagem, mas também vai além do que pode ser visto na imagem, a fim de reconhecer padrões espaciais e paisagem. Este processo pode ser dividido em dois níveis:

  1. O reconhecimento de objetos , tais como ruas, campo, rios, etc. A qualidade de reconhecimento depende do cuidado na interpretação da imagem e percepção visual.
  2. A verdadeira interpretação pode ser verificada através de conclusões (a partir de objetos que foram reconhecidos anteriormente) de situações, recuperação, conhecimento específico de alguns assuntos e experiência são cruciais.
Fatores de interpretação

O primeiro passo de reconhecimento de objetos e estruturas, refere-se ao seguinte dizendo: "Eu posso reconhecer em uma imagem apenas o que eu já sei." Consequentemente, o conhecimento e experiência anterior desempenham um papel muito importante no processo de interpretação como só através de conhecimentos específicos sujeitos conexões podem ser feitas entre os principais processos subjacentes.

Ambas as etapas de reconhecimento e interpretação, não "mecânica" seguem um ao outro, mas sim passam por um processo repetitivo, onde ambas as etapas dependem uma da outra (Albertz 2007).

Zoom Sign
Schematic Presentation of the Interpretation Process
Apresentação esquemática do processo de interpretação.
Fonte: Albertz 2007 com modificação.
Zoom Sign
Europe in a Satellite Image
Europa Ocidental em uma imagem de satélite.
Fonte: NASA

A Prática de Interpretação de Imagem

  • Aquisição de documentos: imagens de satélites, mapas, etc.
  • Pré-interpretação: distribuição bruta, o rateio da área, etc.
  • Terra parcial pré-investigação: reconhecimento das particularidades regionais
  • Interpretação de detalhe: Núcleo do trabalho: áreas serão considerados individuais, os objetos serão reconhecidos e comparados com os mapas. Objetos que são facilmente identificáveis serão abordados primeiro.
  • Exame da terra / campo de comparação: um método para verificar novamente os resultados incertos de interpretação
  • Representação dos resultados: através de mapas, mapa-como esboços, mapeamento temático, etc.
Chave de interpretação