Sensoriamento remoto para o patrimônio natural e cultural

Orientações para professores

Você vai ser confrontado, geralmente, pela primeira vez, para o uso de satélites de observação da Terra, aplicado à conservação do nosso patrimônio natural e cultural. O objetivo deste módulo, bem como de todos os exemplos explicados aqui, não é fazer os estudantes especialistas em sensoriamento remoto (ou seja, a observação da Terra a partir de tecnologias espaciais), isso pode esperar por outro momento em que eles sejam mais velhos e se optar por ir para essa carreira tão interessante.

O objetivo é ajudá-lo como professor em suas tarefas normais de ensino através de exemplos de aplicação do sensoriamento remoto para proteção, conservação e documentação do patrimônio natural e cultural em suas palestras normais.

Zoom Sign
The Mont Blanc
O Mont Blanc. Com a sua 4.810 m (15,781 ft) altura, é a montanha mais alta dos Alpes.
Foto: Zulu / Wikimedia Commons


Patrimônio Cultural

Conservação do patrimônio cultural é agora reconhecida como descansando dentro do campo geral de desenvolvimento ambiental e cultural. O aumento contínuo dos assentamentos humanos e infra-estruturas associadas deve ser feito com total à nossa herança cultural.

O objetivo de conservar é de prolongar a vida do patrimônio cultural e, se possível, para esclarecer as mensagens artísticas e históricas nele sem a perda de autenticidade e significado. A conservação é uma atividade cultural, artístico, técnico e de artesanato com base em estudos humanísticos e científicos e de pesquisa sistemática. Conservação deve respeitar o contexto cultural.