Sensoriamento Remoto do Patrimônio Natural

Parque Nacional de Virunga (2/2)

Contribuição do Sensoriamento Remoto:
Definição dos limites das áreas protegidas

O conceito de "área protegida" implica uma determinada legislação que garante a proteção de um patrimônio natural. No entanto, nos países em desenvolvimento, a maioria dos sítios do patrimônio natural, apesar de estarem protegidos, só tem a legislação no papel. Por exemplo, para certas áreas protegidas na República Democrática do Congo, o texto de criação da área protegida descreve as fronteiras do sítio:

"A partir de um ponto de partida na costa norte do lago Kivu e da fronteira oriental do fluxo de lava de vulcão Rumoka, seguido do lado ocidental do fluxo de lava apenas no início do morro conhecido como Nyamutsibu..."

Claramente, uma definição tão vaga traz problemas legais, uma vez que se torna muito difícil para uma autoridade de conservação para sustentar qualquer argumento contra alguém que invadiu o patrimônio natural: como provar que não é uma invasão?

Zoom Sign
Virunga Mountains seen from space
Montanhas Virunga visto do espaço.
Fonte: Landsat

As imagens de satélite é particularmente útil para monitorar o habitat. Neste exemplo, LANDSAT está observando as montanhas Virunga. O satélite pode capturar uma imagem dessa área cada 18 dias fornecendo uma fonte única de informação para detectar mudanças e observar eventuais ameaças. Um patrimônio natural nas montanhas Virunga é chamado de "floresta impenetrável de Bwindi", indica as dificuldades para os seres humanos a entrar no parque e observar o parque como um todo. Este é o local onde as imagens de satélite podem ajudar-nos a fornecer uma visão geral como visto acima.

A animação a seguir ilustra o uso de dados de satélites ópticos fundidos com os dados SRTM (radar) , a fim de derivar automaticamente topografia para os locais do Patrimônio Mundial em Montanhas Virunga.

Por favor, preste especial atenção aos mapas derivada de imagens de satélite.

Clique na imagem para começar (abre em uma nova janela do navegador ou leitor)



Derivando de imagens de satélite, cartografia precisa para patrimônios naturais

Sensoriamento remoto torna-se extremamente útil para auxiliar na definição das fronteiras de um patrimônio natural. As imagens de satélite podem ser corrigidas automaticamente e quando combinado com outro tipo de sensores (por exemplo, dados SRTM topográficos) a imagem em si pode ser ortorretificadas. O resultado é uma imagem de satélite extremamente preciso cartográfico compatível com dispositivos de GPS. Tal imagem já constitui um mapa exato onde as autoridades de conservação podem, sem qualquer problema, definir as fronteiras de áreas protegidas.

Preservando o Patrimônio Mundial pela Educação

Em 2002, uma série de desenhos animados intitulado Aventuras no Patrimônio Mundial foi lançada pelo Patrimonito introduz o Patrimônio Mundial, as ameaças que enfrentam e propõe soluções para preservá-los.

Os desenhos animados que são baseados em storyboards feitos "por jovens e para jovens" estão provando ser úteis materiais de apoio de ensino. Eles estão se tornando populares em eventos realizados pela UNESCO.

Relaxar e se divertir assistindo ao desenho animado "Patrimonito Patrimônio Mundial Aventuras de Proteção gorilas da montanha"!
start video
Clique na imagem para começar (abre em uma nova janela do navegador ou leitor)