Sensoriamento Remoto do Patrimônio Cultural

O que é Patrimônio Natural?

Patrimônio Natural é o legado de naturais, não artificiais, lugares.
Você pode viver perto de uma floresta ou uma magnífica área costeira Isso faz parte do seu Patrimônio Natural.

Quando um lugar de excepcional importância para o patrimônio comum da humanidade, que pode ser classificada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Estes sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, são considerados como "patrimônio natural" por causa de sua:


Zoom Sign
Southern Right Whale
Baleia Franca Austral (Eubalaena australis), Península Valdés, Patagônia, Argentina
Foto: Michaël Catanzariti / Wikimedia Commons
  • Os monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas ou por grupos de tais formações, que são de valor universal excepcional do ponto estético ou de vista científico;

  • formações geológicas e fisiográficas e as zonas estritamente delimitadas que constituem habitat de espécies ameaçadas de animais e plantas de valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou de conservação;

  • sítios naturais ou áreas naturais estritamente delimitadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência, conservação ou beleza natural.

(Artigo 2 º da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO http://whc.unesco.org/archive/convention-en.pdf)


Zoom Sign
Mountain lake in the Sorapiss massif
Lago de montanha no maciço Sorapiss nas Dolomitas, Itália
Foto: Llorenzi / Wikimedia Commons

A idéia de combinar a conservação de sítios culturais e naturais vem dos Estados Unidos. Durante uma conferência realizada em 1965 na Casa Branca, em Washington, um apelo foi lançado para a criação de um 'World Heritage Trust', cuja missão é incentivar a cooperação internacional para proteger os "lugares , paisagens e locais históricos mais extraordinários no presente e para o futuro de toda a humanidade".

Estas propostas foram apresentadas em 1972 à Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo. Eventualmente, um único texto foi acordado por todas as partes em causa. A Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural foi adaptada pela Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1972.

Ao considerar o seu patrimônio cultural e natural, a Convenção nos lembra a interação entre os seres humanos e a natureza, e a necessidade fundamental de preservar o equilíbrio entre os dois.

Como ferramentas de sensoriamento remoto pode ser útil para a conservação e o estudo dos sítios do Patrimônio Natural? Confira os seguintes estudos de caso e você vai encontrar a resposta!



Parque Nacional Everglades, Estados Unidos da América

Zoom Sign
Everglades National Park
Parque Nacional Everglades, EUA.
Foto: UNESCO
Zoom Sign
Everglades National Park from space
Parque Nacional Everglades, nos EUA, a partir do espaço.
Fonte: NASA











O Parque Nacional Everglades, localizado no extremo sul do estado da Flórida (EUA) tem sido chamado de "rio de grama fluindo imperceptivelmente do interior para o mar." A excepcional variedade de habitats aquáticos se tornou um refúgio para um grande número de aves e répteis, bem como no caso de espécies ameaçadas, tais como o peixe-boi. .
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre o Parque Nacional Everglades

Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo

Zoom Sign
Gorillas in Virunga National Park, Democratic Republic of Congo
Gorilas no Parque Nacional Virunga, na República Democrática do Congo.
Foto: Juan Pablo Moreiras / UNESCO
Zoom Sign
Virunga National Park, Democratic Republic of Congo, from space
Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, a partir do espaço.
Fonte: NASA












O Parque Nacional de Virunga (cobrindo uma área de 790 mil hectares) compreende uma diversidade excepcional de habitats, que vão desde pântanos a estepes para os campos de neve de Rwenzori a uma altitude de mais de 5.000 m, e de planícies de lava até as savanas nas encostas dos vulcões. Nos anos posteriores, tornou-se conhecido por seus gorilas de montanha.
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre Parque Nacional de Virunga.

Parque Nacional do Iguaçu, Argentina e Brasil

Zoom Sign
Iguazu National Park, Argentina
Cachoeira e sub-tropical floresta no Parque Nacional do Iguaçu, Argentina.
Foto: Nilsf / Wikimedia Commons
Zoom Sign
Iguazu National Park, Argentina and Brazil, from space
Parque Nacional do Iguaçu, Argentina e Brasil, a partir do espaço.
Fonte: SPOT 5











As cachoeiras gigantescas semicirculares localizados no coração desse magnífico local medindo cerca de 80 metros de altura e 2.700 metros de comprimento. Eles estão localizados em uma linha de falha que corre ao longo da fronteira entre a Argentina e Brasil. A floresta circundante tem mais de 2.000 espécies de plantas vasculares e é um habitat único para a vida selvagem tropical da região: antas, tamanduás gigantes, macacos bugios, jaguatiricas, onças e jacarés.
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre Parque Nacional do Iguaçu

Lago Baikal, Rússia

Zoom Sign
Lake Baikal, Russian Federation
Lago Baikal na Rússia.
Foto: Janine Reichel / UNESCO
Zoom Sign
Lake Baikal, Russian Federation, from space
Lago Baikal na Rússia a partir do espaço.
Fonte: NASA











Situado no sudeste da Sibéria, a 3,15 milhões de hectares, o Lago Baikal é o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo lago do mundo (1.700 m). Ele contém 20% da reserva mundial de água doce total de descongelada. Conhecida como a "Galápagos da Rússia ', sua idade e isolamento produziu uma das faunas água doce do mundo mais ricas e mais incomum, o que é de valor excepcional para a ciência evolutiva.
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre o lago Baikal.