Sensoriamento Remoto do Patrimônio Cultural

O que é Patrimônio Cultural?

O patrimônio cultural é o legado de artefatos físicos e atributos intangíveis de um grupo ou sociedade que são herdadas de gerações passadas, mantido no presente e deu para o benefício das gerações futuras. Muitas vezes, o que é considerado patrimônio cultural de uma geração pode ser rejeitada pela próxima geração, apenas para ser revivida por uma nova geração constitui uma parte fundamental da identidade.

Patrimônio Cultural é considerado:

Monumentos: obras arquitetônicas, obras de escultura monumental e pintura, elementos ou estruturas de natureza arqueológica, inscrições, cavernas habitações e combinações de recursos, que são de valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;

Grupos de edifícios: grupos de edifícios isoladas, ou que pela sua arquitetura, unidade ou integração na paisagem, têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;

Sítios: obras do homem ou obras conjugadas do homem e natureza, em áreas incluindo sítios arqueológicos, que são de valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.

(Artigo 1 º da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO http://whc.unesco.org/archive/convention-en.pdf)


Zoom Sign
Saving Abu Simbel temple, head of Ramses II
Saving Abu Simbel temple, head of Ramses II.
Foto: Nenadovic / UNESCO Photobank

A ideia de proteger o patrimônio cultural mundial surgiu quando, em 1954, o governo do Egito decidiu construir a barragem de Aswan, um evento que teria inundado o vale contendo os templos de Abu Simbel, um tesouro da antiga civilização egípcia. Em 1959, depois de um apelo dos governos do Egito e Sudão, a UNESCO lançou uma campanha internacional de salvaguarda. Pesquisa arqueológica nas áreas a serem inundadas foi acelerado. Acima de tudo, os templos de Abu Simbel e de Philae foram desmontados, mudou-se para terra firme e remontado.
O custo da campanha foi cerca US$ 80 milhões, dos quais metade foi doada por cerca de 50 países, mostrando a importância da solidariedade das nações e responsabilidade partilhada na conservação dos sítios culturais em circulação.

Zoom Sign
Saving Nubian monuments
Abu-Simbel: A campanha internacional para salvar os monumentos da Núbia.
Foto: Rex Keating / UNESCO Photobank

O seu sucesso levou a outras campanhas de salvaguarda, tais como a poupança de Veneza (Itália), Moenjodaro (Paquistão) e Borobodur restauração (Indonésia).

Consequentemente, a UNESCO iniciou, com a ajuda do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), a preparação de um projecto de convenção sobre a proteção do patrimônio cultural.




Como ferramentas de sensoriamento remoto pode ser útil para a conservação e estudo dos sítios do patrimônio cultural?

Verifique os seguintes estudos de caso e você vai encontrar a resposta!



A Grande Muralha da China

Zoom Sign
The Great Wall of China
A Grande Muralha da China.
Foto: Dominique Roger / UNESCO
Zoom Sign
The Great Wall of China from space
A Grande Muralha da China a partir do espaço.
Fonte: NASA
Cerca de 220 a.C., sob Qin Shi Huang, seções de fortificações anteriores foram unidas para formar um sistema de defesa unificado contra eventuais invasões provenientes do norte. A construção prosseguiu até à dinastia Ming (1368-1644), quando a Grande Muralha se tornou a maior estrutura militar do mundo. A sua importância histórica e estratégica é acompanhada apenas por sua importância arquitetônica.
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre a Grande Muralha da China

Dresden e do Vale do Elba, na Alemanha(ex-Patrimônio Mundial)

Zoom Sign
Dresden and the Elbe Valley, Germany
Dresden e do Vale do Elba, na Alemanha
Foto: Liliana Manns
Zoom Sign
Dresden and the Elbe Valley in Germany from space
Dresden e do Vale do Elba, na Alemanha a partir do espaço.
Fonte: DLR
O Vale do Elba em Dresden na Alemanha, é uma paisagem do século 18 e 19 cultural que se estende a 18 km de ao longo do rio Elba através da cidade de Dresden. Possui prados baixos e vinhas, e é coroado pelo Palácio Pillnitz e do centro de Dresden com os seus inúmeros monumentos e parques de 16 a 20 séculos.
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre Dresden e do Vale do Elba

Veneza, Italia

Zoom Sign
Aerial view of Venice, Italy
Vista aérea de Veneza, Itália.
Foto: Alexis N.Vorontzoff / UNESCO
Zoom Sign
Venice, Italy, from space
Venice, Italy, from space.
Source: GeoEye 2009
Fundada no século 5 e espalhados por 118 pequenas ilhas, Veneza se tornou uma grande potência marítima, no século 10. A cidade inteira é uma obra extraordinária de arquitetura em que até mesmo o mais pequeno edifício contém obras de alguns dos maiores artistas do mundo, como Giorgione, Ticiano, Tintoretto, Veronese e outros.
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre Veneza

Mont-Saint-Michel e sua baía, França

Zoom Sign
Mont St. Michel, France
Mont-Saint-Michel e sua baía, França.
Foto: F. Bandarin / UNESCO
Zoom Sign
Mont St. Michel, France, from space
Mont St. Michel e sua baía, a França, a partir do espaço.
Fonte: CNES
Debruçado sobre uma ilhota rochosa no meio de bancos de areia expostos a grandes marés poderosas entre a Normandia e a Bretanha está a "Maravilha do Ocidente", um estilo gótico abadia beneditina e da vila que cresceu à sombra de suas grandes paredes. Construída entre os séculos 11 e 16, esta abadia é um técnico e artístico tour de force, tendo que se adaptar aos problemas colocados por este sítio singular.
Quer saber mais? Confira o estudo de caso sobre Mont Saint Michel