Mapeamento dos riscos
Quais são os riscos que os corais enfrentam?
Os recifes de coral estão agora cada vez mais ameaçados por uma variedade de fatores. Corais estressados são muitas vezes o resultado de vários fatores que ocorrem simultaneamente.
Quatro categorias de ameaças diretas causadas por atividades humanas aos recifes de coral podem ser distinguidas:
Desenvolvimento costeiro
|
Poluição marinha
|
Desenvolvimento interior
|
Sobreexploração e pesca predatória
|
Para cada ameaça, a extensão da influência negativa pode ser determinada. Podemos definir as áreas de 'baixo risco', 'risco moderado' e 'alto risco'.
Tal mapa muito apoia a tomada de decisões, especialmente quando se trata de estabelecer um sistema de gestão de áreas protegidas.
Quando você ler está página, tenta fazer essa atividade 'Mapeamento de risco'.
Exemplo da região de Hurghada (Egito)
No noroeste da área de estudo, duas plataformas de exploração de petróleo estão localizados. A chance de que os corais estão em stresses devido a um vazamento de óleo é maior perto das plataformas. Quanto mais você vai longe das plataformas de perfuração, menor o risco de que os corais ficam estressados.
Esta informação pode ser definida em um mapa de avaliação de riscos. Este mapa contém as diferentes zonas: uma zona de alto risco (em vermelho na imagem) perto das plataformas têm-se em uma zona de risco médio (laranja), que está mais distante. O risco dos corais ficarem estressados devido a vazamentos de óleo é menor na zona verde.
Esta é a reprodução do nível de potencial de estresse para os recifes de corais, devido à presença de óleo de perfuração de plataformas nas proximidades. Naturalmente, isto pode ser estendido a outras fontes de ameaças.