3. Identificação de Espécies

Como podemos identificar espécies com sensoriamento remoto?

Mas como podemos identificar diferentes culturas com sensoriamento remoto? Aqui está um exemplo: Simplesmente olhando a imagem de satélite abaixo, podemos fazer algumas distinções entre as culturas existentes em diferentes campos. Embora a vegetação seja verde em geral, espécies diferentes têm "tons" variáveis ​​de verde. Essas "tonalidades" também mudam à medida que as plantas crescem, amadurecem e murcham. Os diferentes tons de verde não são fáceis de distinguir a olho nu.

As duas imagens abaixo mostram uma parte da imagem grande original. Você consegue localizar esta área na imagem original?

      

A pequena imagem à esquerda é como o olho nu veria a Terra desde o ar (e é chamada de cor verdadeira). A da direita mostra como ela seria se pudéssemos ver no infravermelho (chamada de imagem em falsa-cor). A imagem em cores verdadeiras parece ter uma cor verde uniforme. No entanto, quando olhamos para a imagem em falsa-cor, podemos ver que o campo mostrado na parte central da imagem é na verdade separado em duas seções que têm um tom diferente de vermelho na segunda imagem. A razão pela qual as duas seções do campo parecem diferentes é porque elas têm refletância no infravermelho próximo diferente.

A vegetação em geral tem baixa refletância na região visível (como a percebemos com nossos olhos) e apenas uma pequena quantidade de energia verde não é absorvida. Por outro lado, a folha possui refletância muito maior no infravermelho próximo. Veja como a vegetação reflete a radiação no visível e infravermelho próximo.

Zoom Sign
Rural area in France
© 2004, DigitalGlobe, all rights reserved
Imagem IKONOS-2 de uma área rural em Eloyes, ao sul de Estrassburgo, França.
Fonte: DigitalGlobe

Lembre:

Diferentes plantas refletem de maneira diferentea a energia no infravermelho próximo. Mesmo que sejam parecidas a olho nu, podemos usar essa característica para identificar diferentes culturas.