2. Estimativa de Safras

Estimativa de produção de plantíos usando somente dados de sensoriamento remoto (2/2)

Composição colorida falsa-cor, SPOT 5, de campos de cultivo perto do lago Berzdorf em Saxônia, Alemanha.
Fonte: Satellite Imaging Corporation and SPOT Image Corporation

Então, como podemos estimar o rendimento da colheita usando apenas uma imagem de sensoriamento remoto? Isto pode ser feito com base em pesquisas anteriores que compararam imagens de satélite, capturadas em v´rias datas, com dados estatísticos de rendimento de culturas que aparecem na imagem (Idso et al., 1977; Maas, 1988; Serrano et al., 2000; Shanahan et al. 2001). Nos estudos, as imagens foram processadas para calcular um ou mais índices de vegetação (mais informações aqui ) e os valores dos índices correspondentes a um campo foram comparados com o rendimento real desse campo.



Muitas relações entre os índices de vegetação e o rendimento das culturas foram propostas dessa maneira. Porém, cada uma dessas relações serve apenas para uma determinada cultura em particular, na área espec&icute;fica e somente quando os dados coletados por sensoriamento remoto foram adquiridos na época específica do ano. Mesmo assim, a precisão da estimativa do rendimento final da colheita varia de ano para ano. No entanto, o uso apenas de índices de vegetação é um método rápido e fácil para fazer estimativas aproximadas do rendimento da colheita.

Nas duas imagens à esquerda podemos ver uma composição falsa-cor e o Índice de vegetação por diferença normalizada. No último, há apenas um valor associado a cada pixel, e é por isso a imagem aparece em preto e branco. Pixels brancos têm altos valores de NDVI e pixels pretos têm baixos valores de NDVI.

O NDVI é um dos índices mais utilizados para estudos relacionados à agricultura e vegetação em geral, principalmente quando a cobertura vegetal é alta.

Perguntan: Que semelhanças você pode encontrar entre as duas imagens?

Resposta