2. Estimativa de Safras

Podemos realmente saber a produção de um campo?

Ter informações sobre o potencial rendimento das culturas em um estágio inicial é muito benéfico para o agricultor, mas também para os países que dependem fortemente da produção agrícola, para satisfazer as necessidades nacionais das culturas e também para a renda através das exportações.

Fazer estimativas sobre o rendimento das culturas tem sido uma prática agrícola há muitos séculos. Ainda hoje, agricultores experientes são capazes de fazer estimativas aproximadas do rendimento final da colheita, apenas observando o vigor e o estado de saúde das plantas no meio da temporada e levando em consideração as condições climáticas até aquele momento. Obviamente, as estimativas feitas mais próximas à estação da colheita tendem a ser mais precisas, pois há mais informações sobre o estado das culturas e também há menos tempo para que as coisas dêem errado.

Zoom Sign
A field of barley
Um campo de cevada.
Fonte: Wikimedia Commons
Zoom Sign
Fields in Italy, seen by SPOT satellite
Composição falsa-cor de imagem SPOT de campos agrícolas na Itália.
Source: Satellite Imaging Corporation and SPOT Image Corporation

Dados de observação da Terra para estimativa da produção agrícola

Então, como podemos usar o sensoriamento remoto para fazer estimativas do rendimento futuro da colheita? Devido à maneira particular como a vegetação reflete a radiação eletromagnética (consulte esta página para obter mais informações), podemos avaliar estado da colheita usando dados de sensoriamento remoto. Ao combinar esses dados com dados adicionais (como condições climáticas) em modelos complexos, é possível estimar o rendimento final de um campo de cultivo em um estágio muito inicial.

Pergunta: Quais são os principais tipos de culturas cultivadas em seu país?