Índices de vegetação

The Normalised Difference Vegetation Index (NDVI) índice de vegetação por diferença normalizada

Vamos dar uma olhada no NDVI calculado a partir de uma imagem de satélite. Nas imagens abaixo, é mostrada uma imagem LANDSAT TM de uma área no noroeste do Peloponeso, na Grécia, obtida com resolução espacial de 30 metros.

Zoom Sign
Example of NDVI from LANDSAT TM
Imagens em cor verdadeira (Vermelho-Verde-Azul), falsa cor (NIR-Vermelho-Verde) e NDVI de campos agrícolas no noroeste do Peloponeso, Grécia, do LANDSAT TM
. Fonte: NASA

A imagem da esquerda é uma imagem em cores reais (vermelho é a faixa vermelha, verde é a faixa verde e azul é a faixa azul). Os campos agrícolas ocupados pelas culturas aparecem em verde. Campos com tons de verde diferentes representam culturas diferentes ou as mesmas culturas, mas em diferentes estágios de crescimento. O solo nu aparece em marrom.

A imagem do meio é uma imagem em falsa cor (vermelho é a faixa do infravermelho próximo, verde é a faixa vermelha e azul é a faixa verde). Aqui, os valores altos do infravermelho próximo representam a vegetação, que aparece vermelha na imagem. O solo nu aparece em ciano, porque não há vegetação para aumentar a cor vermelha na imagem.

A imagem à direita é o NDVI para cada pixel da imagem. Pixels escuros têm NDVI baixo, pixels claros têm NDVI alto e pixels cinza têm valores NDVI médios.

índice de água pro diferença normalizada - Normalised Difference Water Index

Seguindo o mesmo raciocínio que o NDVI, o índice de água por Diferença Normalizada emprega a faixa do infravermelho próximo e uma banda no infravermelho de ondas curtas (SWIR) (Gao, 1996). Em vez de usar a faixa vermelha, cuja refletância é afetada pela clorofila, é usada uma faixa de infravermelho de ondas curtas na região entre 1500 e 1750 nm, região em que a água tem alta absorção. A banda do infravermelho próximo é a mesma do NDVI, pois a água não é absorvida nessa região do espectro eletromagnético.

O índice NDWI é expresso com a seguinte equação:

NDWI = (NIR - SWIR) / (NIR + SWIR)



Vamos dar uma olhada à mesma área do Peloponeso, mas desta vez com o NDWI, mostrado na figura à direita. :

Zoom Sign
Example of NDVI from LANDSAT TM
Imagem Landsat TM em cores reais (vermelho-verde-azul), falsa cor (NIR-vermelho-verde) e NDWI de uma área agrícola no nordeste do Peloponeso, na grécia.
Fonte: NASA

A imagem NDWI em preto e branco à direita representa os valores NDWI para cada pixel. Assim como na imagem NDVI, os pixels escuros têm valores baixos, o branco mostra altos valors do NDWI e o cinza valores médios. Observe que na imagem NDWI o mar (canto superior esquerdo da imagem) tem valores altos, enquanto na imagem NDVI aparece escuro. Em geral, parece que todos os campos agrícolas fornecem altos valores de NDWI, o que sugere que os campos sejam irrigados adequadamente. O solo nu aparece escuro na imagem NDWI, o que mostra que esses campos são mais secos, pois não recebem irrigação.

Problemas com a contribuição do fundo no sinal espectral

O estudo da vegetação através de índices de vegetação tem que lidar com o problema da cobertura vegetal. Ao lidar com uma vegetação grossa e densa, quando os dosséis cobrem a superfície da Terra, o sinal espectral registrado é originário da energia refletida no topo dos dosséis. No entanto, nos casos em que a cobertura vegetal não esteja cobrindo completamente o pixel, os elementos abaixo da copa da árvore se tornam visíveis. Nesses casos, o sinal registrado em tais campos de vegetação será a soma da energia refletida pela vegetação e pelo fundo. Por exemplo, se a cobertura vegetal é de 60%, 60% do sinal é refletido pela vegetação e os outros 40% de qualquer coisa que se encontre no fundo.

Se o objeto abaixo da copa da árvore for outro tipo de vegetação, o sinal manterá a assinatura típica da vegetação, mas será uma mistura das informações dos dois tipos de vegetação, a de cima e a do fundo. No caso em que o fundo seja solo nu, o sinal será uma mistura de sinais de vegetação e solo, que são muito diferentes.