Importância dos recifes de coral como tesouro ecológico

Um belo mundo subaquático. Fonte: ReefVid.

Os recifes de coral são considerados um dos ecossistemas marinhos mais espetaculares da Terra.

Eles fornecem um habitat para milhares de espécies, plantas e animais. Segundo os cientistas, já 93.000 espécies diferentes que vivem em recifes de coral em todo o mundo, foram identificados, mas eles também estimam que este número compreende apenas uma pequena percentagem do número real de espécies vivas ao redor e nos recifes de coral.

Esta biodiversidade tremenda consiste de peixes nadando acima e nos corais, animais que vivem dentro da estrutura dos corais, e é claro, os próprios corais.

Mas há outra razão para que os recifes de coral sejam chamados de "florestas tropicais do mar".

Os recifes de coral existe em estreita relação com outros ecossistemas, como leitos de algas e manguezais.

  • Mangues e ervas marinhas interrompem descargas de água doce de grande porte. Eles estabilizam o nível de salinidade nas águas costeiras e agem como um amortecedor quando os fluxos são sedimentos ricos em nutrientes.
  • Os recifes de coral protegem a costa da ação das ondas e erosão. Eles criam lagoas onde as condições são favoráveis para o desenvolvimento de manguezais e ervas marinhas.
  • Recifes de coral associadas espécies desovam e / ou crescem em um ambiente protegido formada por manguezais e sargaços.
  • Os recifes de coral servem de abrigo para peixes durante tempestades.

Zoom Sign
interaction
Interação entre os recifes de coral e outros ecossistemas.
Fonte: Ghent University.