De Recifes para Atóis

Atóis: um ar de paraíso!

A imagem de satélite a seguir é da ilha de Tureia na Polinésia Francesa. Um belo atol é formado em torna de uma lagoa. É quase como se o recife de coral flutuasse no oceano.

Como isso é possível?

Zoom Sign
Atoll
Tureia Atoll (French Polynesia) as seen by the Advanced Land Imager on NASA's EO-1 satellite on the 07/06/06.
Fonte: NASA.

O que são atóis?

Atóis de coral são circulares ou quase circular em torno de uma lagoa. Eles não estão conectados à superfície da terra, exceto para uma ilha ocasional de formação puramente de corais.

Zoom Sign
Atoll
Atóis. Fonte: NOAA.

Teoria de Subsidência de Darwin(1842)

Darwin
Teoria de Subsidência de Darwin.
Fonte: Ghent University.



Além de crescer na costa litorânea, alguns recifes de coral começam a crescer na costa de uma ilha vulcânica, como um recife de franja.

Como a ilha começa a corroer e afundar, o recife de coral cresce para cima, formando uma barreira de recifes mais afastadas da costa.

Quando este processo continua, a lagoa entre a barreira de corais e a ilha vulcânica se torna mais ampla e profunda. Em última análise, o pico afunda sob a água, deixando só o recife no lugar. Neste ponto, a ilha torna-se uma barreira de corais que forma cercando um atol.

Processo dinâmico que leva à formação de um atol (coral são representadas em roxo e laranja). Fonte: NOAA.

Um processo extremamente lento

Corais começam a se estabelecer e crescer em torno de uma ilha oceânica formando um recife de franja. Então, pode levar até 10 mil anos anos para que ocorra a um recife formação de franja. Durante os próximos 100 mil anos, como o recife se expande, a ilha interior geralmente começa a diminuir e os recifes de franja se transforma uma barreira de corais. No total, o processo de formação de um atol pode demorar até 30 milhões anos para ocorrer.